A segurança é prioridade quando se trata do funcionamento do ar-condicionado em áreas residenciais ou corporativas. Um dos problemas mais graves que podem surgir é o vazamento de gás refrigerante – principal fluido químico que atua no processo de resfriamento do ar-condicionado –, uma situação que requer atenção imediata para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. Neste artigo, abordaremos como identificar um vazamento de gás, os motivos que podem levá-lo a ocorrer e as ações recomendadas para lidar com essa situação.

 

Como identificar esse vazamento?

 

Diminuição da eficiência de resfriamento: se o ar-condicionado não está mais resfriando o ambiente de forma eficiente, mesmo após a limpeza e manutenção adequadas, pode ser um indício de vazamento de gás refrigerante, que compromete o desempenho do aparelho.

 

Presença de bolhas de líquido ou congelamento nas tubulações: observar bolhas de líquido, pontos de congelamento nas tubulações ou sinais visíveis de vazamento de gás ao redor do ar-condicionado são sinais físicos que indicam a possível fuga de refrigerante.

 

Sintomas de saúde: o vazamento de gás refrigerante pode ser identificado pelo odor característico, que muitas vezes é descrito como doce e forte. Em alguns casos, a inalação do gás pode causar sintomas como dores de cabeça, tonturas, náuseas, irritação nos olhos e garganta. Caso você ou outras pessoas apresentem esses sintomas ao ligar o equipamento, é importante investigar a possibilidade de vazamento.

 

Quais são os motivos de vazamento?

 

  • Desgaste ou danos nas tubulações;
  • Instalação incorreta;
  • Falhas no compressor.

 

O que fazer em caso de vazamento?

 

Se você suspeita de vazamentos, é crucial adotar medidas imediatas para garantir a segurança e o bom funcionamento do aparelho. Sendo assim, é importante: desligar imediatamente o ar-condicionado para interromper a liberação do gás refrigerante no ambiente; abrir portas e janelas para garantir a ventilação adequada no local, permitindo a dissipação do gás e evitando a concentração de vapores nocivos; e sair do local imediatamente e evitar permanecer em áreas fechadas ou confinadas até que a situação seja controlada.

 

A principal forma de detectar e evitar vazamentos de gás refrigerante é durante a manutenção preventiva. Realizada por profissionais qualificados, o processo consiste na verificação periódica do sistema, limpeza dos componentes, ajustes necessários e identificação de possíveis falhas antes que se tornem mais graves. Portanto, siga a periodicidade recomendada no manual do aparelho e acione nosso time de profissionais Gree, especializados para realizar este serviço